terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Orgulho e Preconceito - 1º Recusa

Ainda durante a festa na casa do Sir Lucas, Darcy continua tentando se aproximar de Lizzy...


“Minha querida Srta. Eliza, por que não está dançando? Sr. Darcy, deve me permitir que lhe apresente esta dama como uma parceira muito desejável. Você não pode se recusar a dançar, estou certo, quando tanta beleza esta diante de si” E, pegando na mão dela, ele a ofereceu para o Sr. Darcy que, embora extremamente surpreso, não estava propenso a rejeitá-la, quando ela instantaneamente a retirou e disse com alguma descompostura a Sir William.
“De fato, senhor, não tenho a menor intenção de dançar. Rogo-lhe que não suponha eu ter vindo para cá com a idéia de implorar um parceiro”
O Sr. Darcy, com grave propriedade, pediu a permissão de ter a honra de sua mão, mas em vão. Elizabeth estava determinada; nem Sir William balanço seu propósito com sua tentativa de persuasão.

(Capitulo 6)

Tenho certeza que o Sr Darcy não estava acostumado a ser recusado por uma dama, afinal 10 mil por ano fazia qualquer homem ser aceito na hora.

Por isso Lizzy é admirável, pois ela ver além do dinheiro.


5 comentários:

Pedrita disse...

a autora mostra bem os costumes da época. como a sociedade se comunicava nas festas. lembro que a tia do darcy fica horrorizada que todas as irmãs vão a festa. era algo como comer com as mãos arroz e feijão.
talvez contos clássicos siga para rj. ainda mais que a maioria dos artistas da série são de lá. já esteve em brasília, pode ir ao rj tb. ou nas férias agora, ou quem sabe em julho do ano que vem. beijos, pedrita

ematejoca disse...

Que alegria encontrar um blogue como este. Penso que já li todas as obras de Jane Austen. EMMA é o meu romance preferido e o excerto é de lá.

Saudacoes de Düsseldorf! Até breve!

Pedrita disse...

ah, minhas amigas se interagindo, que bacana. beijos, pedrita

ematejoca disse...

Veja o meu "ematejoca azul". Escolhi-a para um desafio por se tratar de literatura. A Pedrita também nao escapou!
Espero que aceite e que goste.

Saudacoes de natalícias de D´dorf!

Anônimo disse...

O filme é otimo.
otimo comentario.



conheça nosso blog:
http://estudio11.blogspot.com/