segunda-feira, 4 de maio de 2009

Persuasão - Jane Austen




Voltando ao Blog depois de um tempo afastada com um livro que é simplesmente maravilhoso.



Persuasão foi o último livro terminado por Jane Austen, fala-se que foi terminado com uma certa pressa pois a autora já se encontrava muito doente. Mas não deixa a desejar a nenhum outro livro e esta no segundo lugar (só perde para Orgulho e Preconceito) na minha lista de livros preferidos.

A Família Elliot é muito nobre e tradicional família inglesa que esta falida devido as extravagância. Anne que é a filha do meio é a mais sensata te toda a família, é uma criatura sensível e inteligente. Aos 19 anos ela fica noiva do Sr Frederick Wentworth, que na época é um jovem marinheiro sem fortuna. A jovem é influenciada pela família e por uma amiga para terminar o noivado, o que é uma grande decepção para os dois lados.

Passados 8 anos, por obra do destino, os dois jovens se encontram novamente e por freqüentarem o mesmo circulo acabam tendo que conviver novamente. Agora já como Capitão da Marinha ele tem uma fortuna que abrem os salões e a convivência com as mesmas famílias que os Elliot tem relações.

Encontramos situações de magoa, ciúme, resignação... resumindo tudo o que torna os romances de Jane Austen sensacionais.

Anne Elliot é uma protagonista maravilhosa, que em certos momentos nos gostaríamos que tivesse mais atitudes mas que no geral é muito sabia.



Bjs e Abraços com muita saudades!!!!


Ana

6 comentários:

Bia disse...

Gosto muito de Jane Austen...
É daquelas autoras clássicas (como as irmãs Bronte) que não cansam. Seus livros, apesar de escritos há muito tempo atrás são ainda muito atuais!!!

Bjs

ematejoca disse...

Tive muitas saudades tuas, Ana! É uma alegria, que estejas de novo na blogosfera, falando do último livro da Jane Austen: Persuasão. Também já o li há muito tempo.

Boa noite!

Carla Martins disse...

Adoro Jane Austen!! E Orgulho e Preconceito é demais mesmo!

Que bom que está de volta!

Beijos!

Joice Worm disse...

Oi Ana, eu simplesmente ADORO Jane Austen! E o Orgulho e Preconceito com aquele Mrs. Darcy em DVD... Nem imaginas... Paro no pause cada vez que ele fala com aquele olhar apaixonado. Até as falas em inglês já decorei. Hahahaha... Enfim. Pareço uma menina derretida de paixão por aquela história imaginativa.
Menina, que saudades de ti. Que loucura. Como é que a gente pode ficar tanto tempo sem se "mensagear"???, mas ainda bem que cá estamos outra vez.
Você já viu que eu criei a Sala dos Sonhos? Estou adorando.
...
Gracia pos su coment, Ana Linda!!
Um beijo grande para ti!

Pedrita disse...

esse eu não li. estava sentindo a sua falta. beijos, pedrita

Nina Alvarenga disse...

Olá, Ana!

Estou postergando a leitura deste, havia me programado para le-lo como no filme O Clube de Leitura Jane Austen, na verdade ja comecei mas me repreendo e paro.
Agora novamente fui interrompida em outro livro por motivo maior, me emprestaram Mainsfild Park.
Estou amando, parece outro Jane, ela esta mais irritada, deveria estar sofrendo muito na epoca em qu escreveu, mas estou amando.
De Jane Austen li Razao e Sensibilidade e Orgulho & Preconceito.
Mudou minha vida ter conhecido Jane, e espero que em vc e em outros causem o mesmo efeito positivo!

Bom final de semana,
Aline