domingo, 30 de novembro de 2008

Jane Austen


No momento estou apaixonada pelas obras da escritora britânica Jane Austen. Seu trabalho tem sido tema de filmes e livros diversos, nas telas ou no papel sua sensibilidade e inteligência ao retratar o cotidiano de seus personagens, seus medos e anseios tão bem descritos em sua narrativa.

Jane Austen esta sendo discutida e citada em praticamente em todos os sites de literatura e cinema. Sua obra tem sido confirmada como inspiração para os recentes roteristas, cineastras e escritores. Recentemente tivemos dois novos filmes sobre a autora britânica. Um “Amor e Inocência” que é conta sua história e de um amor de juventude que se acredita tenha durado a vida toda.

O segundo é “O Clube de Leitura de Jane Austen” onde seis pessoas discutem os seis livros da autora. Pessoas que demonstram ter problemas em suas vidas pessoais e que com a leitura dos livros vão encontrando resposta para seus questionamentos.

Sua obra mais famosa e comentada é sem dúvida Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice), esse livro é citado em vários filmes atuais e tem sido inspiração de novas adaptações.

Nele Austen fala sobre os erros das primeiras impressões, e esse foi o primeiro nome dessa obra “Primeiras Impressões”.

Quando Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy se encontram pela primeira vez e não tem uma impressão agradável um do outro. Elizabeth (Lizzy) uma garota do campo, inteligente mais com os meus anseios e gosto de uma jovem do interior e Sr Darcy um rico e orgulhoso cavalheiro, que põe a posição acima de tudo realmente na tem muito em comum. Porém o tempo mostra que os dois estavam errados nem Lizzy é tão simplória e nem Darcy tão esnobe.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

"A medida do amor é amar sem medida."(Santo Agostinho)